quinta-feira, 4 de julho de 2013

SONEGAÇÃO É CORRUPÇÃO

Para promover a equidade e justiça social o governo precisa dos recursos que vêm dos impostos.
Nossa carga tributária é altíssima, mas, altíssima também é a sonegação.
O Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) lançou um painel eletrônico que mostra o valor da sonegação no país. Essa ferramenta, batizada de Sonegômetro, está disponível para acesso na internet através do site www.sonegometro.com. Ele registrou que, só no primeiro semestre de 2013, a sonegação ultrapassou o valor de 600 milhões de reais.  Portanto um terço dos impostos, pagos pelo povo, que já vêm embutidos nos preços dos produtos e serviços, são embolsados pelos sonegadores corruptos.
Para o presidente do sindicato, se a sonegação diminuísse a carga tributária poderia ser reduzida em 20%.
O presidente da Sinprofaz, Alan Titonelli Nunes revelou “quem ganha até dois salários mínimos paga 50% dos seus rendimentos em tributos, enquanto quem ganha acima de 30 salários mínimos paga cerca de 26%”.
“Não são os mais pobres que conseguem sonegar, mas os mais ricos”, afirma Alan. Portanto, a carga tributária, no Brasil, pode até ser alta, mas ela é, sobretudo, INJUSTA. Sabem por que acontece isso? Por que os legisladores têm suas campanhas eleitorais patrocinadas por esses sonegadores corruptos. Daí a necessidade de uma reforma política séria, urgentemente...
Vamos exigir do Congresso leis mais severas, que punam os sonegadores como corruptos, que realmente são. Já dos governantes, federal, estaduais e municipais, vamos exigir a divulgação de quem são esses devedores. Ajuda para eles só depois da apuração do motivo dos seus débitos, que podem ser por catástrofes, alheias às suas vontades. E, ainda, que sejam proibidos de participarem de licitações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário